O marketing de influência tem se tornado uma das estratégias mais eficazes para promover produtos e serviços, resultando em um mercado em crescimento contínuo. Em 2022, os investimentos globais em marketing de influência aumentaram 21,5%, alcançando US$ 29 bilhões, segundo um estudo da PQ Media. Esse crescimento é acompanhado pelo aumento do número de criadores de conteúdo, com mais de 300 milhões de creators em todo o mundo, de acordo com a pesquisa “Future of Creativity” da Adobe.
No entanto, à medida que o mercado cresce, surgem desafios. Consumidores estão cada vez mais exigentes e conscientes sobre as marcas com as quais se envolvem, procurando autenticidade e alinhamento de valores. O relatório de impacto de 2024 da Traackr revela que 60% dos consumidores não comprariam de marcas que não estejam alinhadas com seus valores, um dado particularmente relevante para a geração mais jovem.
No South by Southwest, Pierre-Loic Assayag, CEO da Traackr, discutiu o tema do marketing de influência socialmente responsável com Firdaous El Honsali, da Dove, Claire McCormack, da Beauty Independent, e Sarah Shaker, da Maybelline New York. As executivas destacaram a importância das mídias sociais e do marketing de influência em moldar percepções de beleza, muitas vezes irrealistas, e o impacto negativo na saúde mental dos jovens.
Sarah Shaker enfatizou que as marcas devem definir claramente seus valores e trabalhar com criadores que compartilhem desses princípios. Ela citou a iniciativa global “Brave Together” da Maybelline, que visa combater o estigma em torno da ansiedade e depressão, refletindo os valores da marca de autoconfiança e autoexpressão.
Firdaous El Honsali destacou a consistência e autenticidade como cruciais para o sucesso de uma marca com propósito. Ela mencionou o sucesso contínuo da campanha “Real Beleza” da Dove, que combate estereótipos de beleza artificial desde 2004 e que, em seu 20º aniversário, ajudou a gerar € 6 bilhões em volume de negócios para a marca. Este exemplo demonstra como um propósito claro e autêntico pode impulsionar o crescimento.
Em um cenário onde os valores compartilhados são cada vez mais valorizados, o marketing de influência que alinha criadores e marcas em torno de princípios comuns não só melhora a imagem da marca, mas também promove um impacto positivo e duradouro no público.
